top of page
instrans.png

REVISTA INTRANSITIVA

Revistas Acadêmicas

A Revista intransitiva é uma revista artística de acesso livre da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo um projeto conjunto de diversos centros universitários, como a Faculdade de Letras e a Escola de Belas-Artes. Seu objetivo é promover, semestralmente, textos literários e visuais de qualquer pessoa que se proponha a divulgar suas próprias produções artístico-literárias. A temática da revista é livre e decidida a cada número, com todos os textos centrados no tema escolhido para aquela edição.

RSHC%20final_edited.jpg

REVISTA BRASILEIRA DA PESQUISA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE

Revistas Acadêmicas

A Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade (ISSN 2596-268X)  publica semestralmente artigos completos, resenhas, resumos ou relatos de experiência que abordem questões teórico-metodológicas relacionadas a resultados de pesquisas teórico-bibliográficas, empíricas, experimentais e histórico-documentais, dentre outras, cujo foco relaciona-se à pesquisa científica em processos de ensino-aprendizagem/ensino e aprendizagem, terapêuticos, processos educativos e para o trabalho em instituições escolares e não escolares, pedagogias baseadas na escola histórico-cultural, embasadas em epistemologias críticas, com ênfase na teoria sócio-histórico-cultural e teoria da atividade, assim como em pedagogias críticas, cujas bases assentam-se numa perspectiva dialética.

rila final.png

REVISTA INDISCIPLINA EM LINGUÍSTICA APLICADA

Revistas Acadêmicas

A Revista Indisciplina em Linguística Aplicada vinculada ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ recebe artigos, ensaios e resenhas que versam sobre as diferentes áreas do conhecimento com o foco na investigação e na compreensão dos processos de uso da(s) linguagem(ns) e na construção de sentido, na compreensão da vida social contemporânea e nas ações linguísticas nela imbricadas. Propõe-se a agregar trabalhos teóricos e empíricos cuja abordagem epistemológica extrapola os limites teóricos e metodológicos de campos de conhecimento específicos a partir de diálogos indisciplinados que possam contribuir para a compreensão da linguagem na sociedade atual. A revista, assim, terá um escopo de interesse amplo, atraindo pesquisas de diversas áreas que têm produzido conhecimento relevante sobre a relação entre linguagem e sociedade. A proposta político-epistemológica da Revista Indisciplina forja-se na intersecção das viradas linguística, performativa, somática, espacial e afetiva que chamaram a atenção das ciências humanas e sociais para as múltiplas relações entre linguagem, corpo, espaço e história para se entender a cultura e a sociedade onde está inserida. Serão aceitos trabalhos que dialoguem com as três linhas de pesquisa do PIPGLA: Discurso e Letramentos, Discurso e Práticas Sociais e Discurso e Transculturalidade.

bottom of page