top of page
trees-65601_1920_edited_edited_edited_edited.jpg

DISCIPLINAS OPTATIVAS

LETRAMENTOS E LIVRO DIDÁTICO
LEG001

Prof. Dr. Rogério Casanovas Tilio (verificar horários e disponibilidades)

rogeriotilio@letras.ufrj.br

O Núcleo de Estudos em Letramentos e Livro Didático (NELLID) congrega pesquisadores, alunos de pós graduação e de graduação que têm como interesse em comum pesquisar sobre o livro didático (TILIO, 2016) e outros materiais de ensino, sobretudo para o ensino de línguas, sob a perspectiva do letramento crítico (LUKE; FREEBODY; MUSPRATT, 1997). As pesquisas congregadas no NELLID buscam entendimentos acerca dos discursos construídos pelos materiais assumindo uma concepção plural de letramentos (KALANTZIS; COPE, 2012), que inclui as noções de letramentos múltiplos (ROJO, 2009), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011) e letramento ideológico (STREET, 1994), sob uma postura crítica, entendendo o termo crítico como prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004), buscando entender a construção das diferenças como produto de relações ideológicas e de poder. Entendendo o material didático em uma perspectiva ampla, e que tais materiais permeiam a prática pedagógica de professores e a aprendizagem de estudantes, o grupo abre espaço também para pesquisas sobre formação de professores e ensino e aprendizagem de línguas em que o material didático atue como agente mediador da aprendizagem.

Ementa

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS VYGOTSKYANOS I

LEG001

Prof. Dr. Adolfo Tanzi Neto (verificar horários e disponibilidades)

adolfotanzi@letras.ufrj.br

Esta disciplina introdutória aos estudos vygotskyanos em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada (NUVYLA), por meio de uma abordagem sócia-histórico-cultural, busca estudar o individuo em suas práticas sociais na sua totalidade (corpo e mente), enfrentando nesses estudos, discussões e resultados, o  objetivismo abstrato e o subjetivismo idealista (FREITAS, 2002) nas práticas de pesquisa recorrentes na contemporaneidade. As discussões/estudos se pautam nas práticas sociais nos diferentes espaços, governamentais e não-governamentais, de trabalho, escolares, não-escolares, públicos e privados, por meio das dimensões da cognição, do inconsciente, do semiótico, da afetividade, do simbólico, da linguagem, da vontade, do sentido estético, da imaginação e da consciência, o seu entendimento na/para a constituição do sujeito.

Ementa

DISCURSO E INTERAÇÃO
LEG001

Prof. Dr. Rodrigo Borba (verificar horários e disponibilidades)

rodrigoborba@letras.ufrj.br

Esta disciplina visa a congregar discentes de graduação com interesse em estudos sobre linguagem, identidade e sociedade com foco especial para a iniciação científica em pesquisas na área de Linguística Aplicada. Pretende discutir as relações entre discurso e interação (oral e escrita) de forma a entender o papel constitutivo da linguagem em diferentes contextos institucionais (escola, hospital, etc.) e midiáticos (mídias sociais, internet, etc.). Partindo de uma noção sincrética de discurso (Cameron e Panovic, 2014) como linguagem em uso (Blommaert, 2005) e como práticas que produzem os objetos dos quais falam (Foucault, 2008), pretende-se introduzir discentes a conceitos analíticos que visam a explicar a relação constitutiva entre linguagem e diversas práticas sociais.

Ementa

CORRENTES CRÍTICAS: VERTENTES BRITÂNICAS
LEG006

Prof. Dr. Thiago Rhys Bezerra Cass (verificar horários e disponibilidades)

bezerracass@letras.ufrj.br

Um dos capítulos fundamentais da teoria do romance é a formação da novelística na Grã-Bretanha. Postula-se, e documenta-se, que na Inglaterra e na Escócia setecentistas se cristalizou um novo regime ficcional, informado pelo advento sincrônico de múltiplos processos culturais, sociais e econômicos. Ao longo do semestre, leremos três textos centrais na constituição dessa teoria britânica do romance: “The Craft of Fiction” (1921), de Percy Lubbock; “The Great Tradition” (1948), de F. R. Leavis e “The Rise of the Novel” (1957), de Ian Watt. Discutiremos seus pontos de contato e de divergência, bem como a sua persistente ressonância. Estrutura do curso: 1. Apresentação; 2. Questões teóricas: o romance como “a new species of writing”; 3. Debates do século XVIII; 4. Debates do século XIX; 5. “The Craft of Fiction”, de Percy Lubbock I; 6. “The Craft of Fiction”, de Percy Lubbock II; 7. “The Craft of Fiction”, de Percy Lubbock III; 8. “The Great Tradition”, de F. R. Leavis I; 9. “The Great Tradition”, de F. R. Leavis II; 10. “The Great Tradition”, de F. R. Leavis III; 11. “The Great Tradition”, de F. R. Leavis IV; 12. “The Rise of the Novel”, de Ian Watt I; 13. “The Rise of the Novel”, de Ian Watt II; 14. “The Rise of the Novel”, de Ian Watt III; 15. “The Rise of the Novel”, de Ian Watt IV."

Ementa

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS
LEG006

Prof. Dr. Roberto Bezerra da Silva (verificar horários e disponibilidades)

robertobezerra@letras.ufrj.br

A disciplina propõe a reflexão sobre o trabalho com textos literários em contextos de ensino de línguas adicionais, problematizando a presença/ausência desses gêneros especialmente no ensino básico e em cursos livres de idiomas.  De caráter teórico-prático, promoverá semanalmente o diálogo em torno de textos acadêmicos pertinentes ao tema, assim como a discussão de possibilidades de ação pedagógica para a leitura literária em sala de aula. A perspectiva educacional que norteia a disciplina é o letramento crítico de base freireana, a partir da qual se define a instância da recepção e o evento de leitura como centro da prática pedagógica. Em complemento ao trabalho desenvolvido ao longo do semestre, os participantes poderão construir propostas de pesquisa, materiais e/ou sequências didáticas voltadas para contextos específicos de seu interesse.

Ementa

CINEMA E MEMÓRIA – BERLIM NO CINEMA ALEMÃO
LEG018

Profa. Dra. Fabiana Naura Macchi (verificar horários e disponibilidades)

fabimacchi@letras.ufrj.br

Palco de guerra e conciliação, centro de política e diversão, cidade de agentes e criminosos, música e poesia – como nenhuma outra cidade, Berlim cristaliza história, arte e cultura alemã, o que também se reflete em suas cenas cinematográficas.
O objetivo deste curso é apontar diferentes tendências do cinema alemão e a partir disso abordar eventos históricos e movimentos artísticos e sociais na Alemanha. Além disso, serão introduzidos conceitos teóricos de memória, de modo a discutir o papel do cinema como instrumento de registro histórico. O foco temático será centrado em filmes relacionados a Berlim.

Ementa

SEXUALIDADE, GÊNERO E FEMINISMOS
LEG018

Profa. Dra. Erica Schlude Wels (verificar horários e disponibilidades

eswels@letras.ufrj.br

A sexualidade humana concebida como algo dinâmico, incessante, multiforme e transgressor é uma das maiores contribuições da Psicanálise Freudiana, afastando-se do aparato meramente genital. Contudo, o pensamento Freudiano, presa do seu próprio tempo histórico, deixa lacunas e reforça essencialismos reprodutores, demonstrando pouca plasticidade na leitura dos sexos, gêneros e papéis atribuídos a homens e mulheres. A contribuição de Foucault é só um aporte dos muitos possíveis, que enxergam a sexualidade como cultural e historicamente construída, subserviente à moral dominante, conservadora, branca, masculina, eurocêntrica. A proposta desse Grupo de Pesquisa, em atividade desde 2018, é discutir textos de diversas vertentes – abordagens psicanalíticas, feministas, queer, sociológicas, literárias, históricas, filosóficas – as quais tentam dar conta da tríade sexualidade-gênero- feminismo(s), todos no plural. São muito bem vindos pesquisadorxs de diversas filiações e práticas acadêmicas.

Ementa

INTRODUÇÃO À TRADUÇÃO II ALEMÃO-PORTUGUÊS
LEG019

Profa. Dra. Fabiana Naura Macchi (verificar horários e disponibilidades)

fabimacchi@letras.ufrj.br

Nesta disciplina, vamos exercitar a prática de tradução de textos variados do alemão para o português, incluindo textos jornalísticos atuais, textos literários, documentos e textos técnicos, sempre considerando as dificuldades e desafios específicos de cada tipo de texto. Além disso veremos aspectos teóricos relativos à abrangência da atividade tradutória e suas variadas definições e sobre as variadas linhas dos Estudos da Tradução.

Ementa

ALEMÃO PARA GRADUANDOS
LEG020

Profa. Dra. Mergenfel Vaz Ferreira (verficar horários e disponibilidades)

megvazferreia@letras.ufrj.br

A disciplina Alemão para Graduandos tem como objetivo revisar tópicos gramaticais básicos da língua alemã, exercitar aspectos lexicais, fonéticos e gramaticais da língua, promover um espaço para conversação e ampliação da produção oral em língua alemã, além de abordar atualidades de países com alemão como língua oficial, através de notícias, artigos de jornal ou revista (impressos ou online), músicas, entre outros meios.

Ementa

TÓPICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO INTERNACIONAL: ISF-ALEMÃO
LEG020

Profa. Dra. Fabiana Naura Macchi (verificar horários e disponibildiades)

fabimacchi@letras.ufrj.br

A presente disciplina tem como objetivo principal promover a leitura e a discussão de textos e trabalhos acadêmicos com foco em diferentes aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de alemão em contexto internacional. A ênfase da disciplina é a formação de professores em ambientes híbridos de ensino e atende, principalmente, os estudantes licenciandos participantes e/ou interessados no Programa Idiomas sem Fronteiras – Alemão (IsF-Alemão).

Ementa

A LITERATURA ALEMÃ NA ERA DAS REVOLUÇÕES
LEG021

Prof. Dr. Luiz Barros Montez (verificar horários e diponibilidades)

lmontez@letras.ufrj.br

Nos anos de 1789 e 1848 eclodem graves convulsões sociais que balizam – na história europeia em geral e na alemã em particular – um período designado pelo historiador Eric Hobsbawn  como a “era das revoluções”. Trata-se, respectivamente, da crise dos modos de dominação da aristocracia e da grande burguesia industrial e financeira sobre as populações por estas oprimidas. No entender do crítico alemão Peter Brenner, a época que entremeia a revolução de 1789 e a de 1848 é marcada pelo confronto entre rupturas e continuidades, na qual se verifica a colisão entre as reações à consciência de crise e a crise de consciência propriamente dita. A literatura do período e a condição do escritor definem-se exatamente a partir dessa colisão. O curso examina a constituição e a evolução do campo literário nos estados alemães em meio a essa “crise de valores” à luz de algumas obras e autores mais representativas do período.

Ementa

LINGUAGEM E DISCURSOS DA HISTÓRIA. TEMAS EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
LEG018

Prof. Dr. Luiz Barros Montez (verificar horários e disponibilidades)

lmontez@letras.ufrj.br

O curso apresenta diversos projetos de pesquisa, desenvolvidos por doutorandos no âmbito do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, e os articula centralmente a partir dos conceitos de discurso e da história. Em sucessivas aulas serão expostos diferentes temas, a partir dos quais os expositores discutem suas escolhas teóricas e metodológicas. É percorrido um caminho cronológico que se estende do século XIX à contemporaneidade, ao longo do qual discutem-se temas como relatos de viajantes franceses, ingleses e alemães no Brasil Oitocentista; antropologia e colecionismo e ciências naturais nos séculos XIX e XX; o surgimento da análise do discurso no Brasil; conceitos de moral e civismo no livro didático durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), e, por fim, a questão da responsabilidade discursiva e suas implicações sociais e políticas na contemporaneidade.

Ementa

PROJETO AULAS DE LÍNGUAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS
LEG022

Profa. Dra. Mergenfel Vaz Ferreira (verificar horários e disponibilidades)

megvazferreia@letras.ufrj.br

A presente disciplina tem como objetivo principal promover a leitura e a discussão de textos e trabalhos acadêmicos com foco em diferentes aspectos relacionados ao ensino e a aprendizagem de línguas adicionais. A ênfase da disciplina é a formação inicial de professores de alemão e atende, principalmente, os estudantes licenciandos participantes do Projeto PALEP – Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos, que se propõe  a estruturar, implantar e administrar academicamente cursos de alemão como língua adicional  em espaços públicos no Estado do Rio de Janeiro, com vistas essencialmente à complementação prático-pedagógica dos graduandos que dele participem

Ementa

TÓPICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALEMÃO
LEG023

Profa. Dra. Mergenfel Vaz Ferreira (verificar horários e disponibilidades)

megvazferreia@letras.ufrj.br

Essa disciplina tem como foco principal a discussão de temas voltados para a formação inicial de professores de alemão como língua adicional. Assim, fazem parte dos temas da disciplina diferentes aspectos relacionados aos processos de ensinar e aprender línguas estrangeiras/ adicionais. Nesse âmbito, o público-alvo da disciplina são os estudantes participantes do Projeto CLAC – Cursos de Línguas Abertos à Comunidade. Trata-se de uma disciplina, portanto, de cunho prático-teórico, na qual são enfatizados o caráter reflexivo e o caráter pesquisador da profissão docente

Ementa

ENCONTROS DE PESQUISA
LEG025

Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior (verificar horários e disponibilidades)

alvabrag@letras.ufrj.br

Estudos dos gêneros literários da Literatura em língua alemã da Idade Média ao Barroco a partir de uma contextualização histórico-linguística das épocas e excertos de textos representativos com utilização de trechos de filmes e músicas.

Ementa
bottom of page