top of page

NÚCLEO DE ESTUDOS EM LETRAMENTOS E LIVRO DIDÁTICO (NELLID)

Líder: Prof. Dr. Rogério Casanovas Tilio

O Núcleo de Estudos em Letramentos e Livro Didático (NELLID) congrega pesquisadores, alunos de pós graduação e de graduação que têm como interesse em comum pesquisar sobre o livro didático (TILIO, 2016) e outros materiais de ensino, sobretudo para o ensino de línguas, sob a perspectiva do letramento crítico (LUKE; FREEBODY; MUSPRATT, 1997). As pesquisas congregadas no NELLID buscam entendimentos acerca dos discursos construídos pelos materiais assumindo uma concepção plural de letramentos (KALANTZIS; COPE, 2012), que inclui as noções de letramentos múltiplos (ROJO, 2009), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011) e letramento ideológico (STREET, 1994), sob uma postura crítica, entendendo o termo crítico como prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004), buscando entender a construção das diferenças como produto de relações ideológicas e de poder. Entendendo o material didático em uma perspectiva ampla, e que tais materiais permeiam a prática pedagógica de professores e a aprendizagem de estudantes, o grupo abre espaço também para pesquisas sobre formação de professores e ensino e aprendizagem de línguas em que o material didático atue como agente mediador da aprendizagem.

grupos%20de%20pesquisa_edited.jpg

NÚCLEO DE ESTUDOS EM DISCURSOS E SOCIEDADE (NUDES)

Líder: Prof. Dr. Rodrigo Borba

O NUDES (Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade) tem perfil transdisciplinar, agregando pesquisas voltadas para como a linguagem atua performativamente na construção da vida social em uma miríade de contextos institucionais (mídia,escola, hospital, família, igreja etc.) e não institucionais (plataformas sociais, grupos culturais da chamada "periferia", grupos de ativismo político etc).
O foco das investigações privilegia as relações entre processos semióticos, processos de subjetivação e processos de globalização. Seus/suas pesquisadore/as têm atuado como consultores adhoc para o MEC, CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPEP, FAPEAL,FAPESP,FAPDF, como membros do Conselho Editorial de revistas científicas, brasileiras e estrangeiras, como examinadores externos em outros programas de Pós-graduação, e como professores convidados em outras universidades brasileiras e no exterior.

nudes 4.png
nuvyla final.png

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA ESCOLA DE VYGOTSKY EM LINGUÍSTICA APLICADA (NUVYLA)

Líder: Prof. Dr. Adolfo Tanzi Neto

O NUVYLA (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada), fundado em 2019, na UFRJ, pelos líderes Prof. Dr. Adolfo Tanzi Neto (UFRJ) e Profa. Dra. Christine Nicolaides (UNISINOS) tem por objetivos: (i) promover espaços de discussão sobre questões relativas à Escola de Vygotsky no que concerne aos fundamentos epistemológicos da Teoria sócio-histórico-cultural e da Atividade no campo da Linguística Aplicada e nos Estudos da Linguagem, (ii) produzir resultados de pesquisa sobre a gênese social dos processos de desenvolvimento humano e terapêutico em instituições escolares, governamentais, empresariais, públicas ou privadas, (iii) expandir as discussões teórico-metodológicas relacionadas a resultados de pesquisas teórico-bibliográficas, empíricas, experimentais e histórico-documentais, dentre outras, cujo foco relaciona-se ao materialismo histórico dialético e as tendências mais recentes de pesquisa na área de Linguística Aplicada e nos Estudos da Linguagem, (iv) discutir práticas sociais na perspectiva do ativismo social, mobilidade linguística, justiça social, autonomia, agência e ensino-aprendizagem embasadas em epistemologias críticas, com ênfase na teoria sócio-histórico-cultural e na teoria da atividade, assim como em teorias críticas, cujas bases assentam-se numa perspectiva histórico-dialética, (iv) produzir e divulgar conhecimento na área de Linguística Aplicada e nos Estudos da Linguagem, buscando uma interface com a Educação, a Psicologia, a Sociologia, entre outras, tendo como foco principal as questões que envolvam as dimensões dos processos de formação da consciência humana.

bottom of page